Dez conselhos para os meus filhos adolescentes


Quando geramos uma vida, conhecemos o amor incondicional. Aquele amor inexplicável, incalculável e que é tão forte que não tem igual. Avassalador.
Quando fui mãe pela primeira vez fui invadida por este amor desde o primeiro segundo que soube que estava grávida. Um amor crescente e que fica mais forte com o passar do tempo. Três anos depois voltei a sentir o mesmo. Com a mesma força; não maior nem menor, não diferente. Um outro amor incondicional, que se junta ao outro amor. 
Os meus dois amores completam-me. Fazem parte de mim e, quem me conhece, sabe que ser Mãe é como uma característica da minha personalidade. São o meu princípio e o meu fim.
Todos os dias tenho medo por eles. Do que lhes possa acontecer, de lhes poder faltar. De falhar.
Todos os dias a sua existência me alegra, me orgulha. Me faz ser melhor, por eles, pois sei que aprendem pelo exemplo, pelos meus atos e atitudes.

Com os passar dos anos, os desafios da maternidade vão mudando. Surpreendem. Desafiam. Exigem. Na adolescência o que é hoje, amanhã já é outra coisa. É preciso paciência, diálogo e acima de tudo aceitação.

O digo aos meus filhos - mesmo que saiba que nesta idade tudo o que os adultos dizem é questionável - pode ser reunido numa pequena lista de dez conselhos (que acho que será sempre uma lista interminável):

Sejam sempre amigos. Juntos são mais fortes.

Lutem pelos vossos sonhos.
Não se deixem levar pela opinião dos outros. Construam a vossa própria opinião.
Ajudem os vossos amigos verdadeiros. Ajudem-nos a levantarem-se, mas nunca deixem que vos pisem. Preservem sempre a vossa dignidade.
Sejam honestos e durmam sempre de consciência tranquila
Se precisarem de ajuda, não tenham medo de pedir.
Falhar faz parte da vida. Depois de cada derrota, acreditem que pode existir uma vitória.
Dêem sempre o vosso melhor. Se não é "a vossa praia", preparem-se, antecipem-se. Se não forem os melhores, ao menos tentaram, não desistiram.
Digam sempre obrigado e peçam desculpa sempre que for preciso. 
Eu estarei sempre aqui para vos ouvir e sou a pessoa que mais gosta de vocês em todo o mundo

Sei que ser Mãe é o maio desafio da minha vida.



Não sei andar de bicicleta 🚲

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão