Passado, presente e futuro


Hoje estreia na RTP "1986 - A Série", do Nuno Markl. A ação decorre no tempo que foi o da minha adolescência e há cenas que se passam na minha escola secundária e que, de certeza, me vão fazer viajar até às festas no bloco C, aos intervalos no terraço, às salas de aulas e aos professores. Um lugar especial onde conheci muitos dos meus amigos.
Para além disso, tenho uma admiração pela genealidade do Nuno Markl, o que me faz ter uma enorme expectativa em relação a esta série.
Dos meus tempos de estudante de secundário, dou o salto para os dias de hoje. Chego a casa e os meus filhos estão nos seus quartos. Hoje foi dia de greve dos professores (= não haver aulas) e, apesar de ser uma altura de testes, parece que cá em casa há um call center que eu desconhecia. Ele num chat online a jogar na consola, a falar com uma enorme excitação como se estivesse numa arena de jogos, e ela no smartphone em facetime com uma amiga, num misto de explicação de geografia e de conversa, com as gargalhadas próprias da idade. Uma festa!
Entre o meu passado e o meu (deles) presente uma diferença incontornável: a tecnologia permite estar próximo, mesmo distante. E se a mim me faz confusão a ausência de "presença física", para a geração digital surge como a coisa mais natural do mundo e até achariam estranho ser de outra forma.
Ao contrário de alguns, gosto desta ferramenta tecnológica de manter o contacto e as relações, que não substitui uma boa conversa à volta da mesa, ao fim de um dia de praia ou pela noite dentro aquecidos pela lareira. Talvez o que me espera no futuro. Meu e deles.


Não sei andar de bicicleta 🚲

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão