A descoberta de uma nova paixão: a fotografia 📷



Não sei em que altura nem porque motivo comecei a gostar de fotografar. Dizem que uma fotografia é imortalizar um momento e talvez tenha sido esse o ponto de partida: a ânsia de querer que aquele sorriso, aquele olhar, o efeito da luz ou apenas um pormenor, fique dentro de uma cápsula do tempo, para que o posso reviver para sempre.

Talvez esteja no meu ADN, pois o meu avô paterno era um amante de fotografia. A minha primeira foto foi-me tirada por ele, com 24 dias, ao colo da minha mãe, em casa mas com a luz natural a entrar pela janela. "Os bebés não podem ser fotografados com flash!", dizia. No ano do meu nascimento, foi também uma foto minha - que destronou os três netos mais velhos - a escolhida para o postal que desejava boas festas à família e amigos. Sentada no sofá, muito direitinha e redondinha, mas com um enorme sorriso. A felicidade pura!

Depois veio a época da série de fotos eu-e-os-meus-irmãos, com roupinha coordenada, em cores e padrões da época. Nas festas de família, nos aniversários, nas férias na praia. Daquelas que se tinham de mandar revelar e que enchem o álbum de recordações de um infância muito feliz.

Antes da chegada da era digital, com o apogeu dos smartphones com as suas câmaras incorporadas, as fotografias tinham a magia da espera, da descoberta. Mas a instantaneidade do momento da "revelação" veio revolucionar esta arte, permitindo um acesso mais generalizado e apurar o sentido estético de muitos.

Eu não sou muito da #teamsmartphone - isso é mais para os miúdos lá de casa. Prefiro pegar na minha Canon EOS 1300D e ir criando momentos para ir fazendo experiências. Procuro informação online e, seguindo o método "tentativa-erro", lá vou tirando uma chapas bem giras (pelo menos para mim)! Ainda há muitas coisas que não domino, e gostava de tirar um curso mais a sério, mas acho que ainda não chegou o momento.

Seja para imortalizar o momento ou apenas para encontrar mais um hobby, o que sei é que fotografar é cada vez mais como a vida: focamos no que é importante, captamos bons momentos e se a foto não estiver bem, tiramos uma nova. É por isso que é tão apaixonante!


Não sei andar de bicicleta ðŸš²

Comentários

  1. Olá!
    Só o titulo do post já me deixou completamente rendida mas mais ainda foi saber que estamos em pé de igualdade. Também eu estou nas tentativas-erro para conseguir captar o momento da melhor forma.
    Beijinhos e boas fotografias de
    Jéssica de tudonositiocerto.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Focar sempre o mais importante e o melhor de tudo é que fica guardado para sempre ;)

    ResponderEliminar
  3. Também adoro tirar fotografias mas apenas como hobbie e nada muito profissional!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/04/coachella-favs-ever.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Adoro fotografia, infelizmente não tenho dinheiro para uma máquina profissional.

    Beijinhos,
    Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
    A MINHA VIAGEM DE SONHO - TURQUIA

    ResponderEliminar
  5. Comprei a mesma câmara e estou a adorar!!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão