Bem acompanhada por um livro 📕


Talvez tenha sido das melhores redescobertas dos últimos tempos: o prazer da leitura. De viajar pelos passos dos outros, de me surpreender com o sentido da história, me enternecer com as personagens. Gostar de um livro só pela capa, ser fiel a um autor, descobrir alguma coisa na história que me faz ver um acontecimento de outro ponto de vista. Ler para conhecer um destino para onde vou viajar, para me emocionar, para rir e até chorar. Viver uma época que já passou, conhecer melhor alguém que fez parte da História recente. Gosto do cheiro a novo, de passar os dedos pelas páginas e de marcadores de livros.

Em miúda gostava de me entreter a ler, na altura da coleção "Os Sete"ou de "Uma Aventura", saltando depois no secundário para os grandes como "Amor de Perdição" e "Os Maias". Talvez um salto demasiado grande, pois assim que entrei na universidade os livros mais técnicos ocuparam grande parte do meu tempo. Era uma fonte de conhecimento inesgotável, entre leituras obrigatórias e consultas para as diferentes cadeiras. Com o estatuto de trabalhador-estudante, o tempo para a leitura começou a escassear e acabei por ir perdendo o hábito de ler.

Passei depois a fase de ler para entreter os outros e da história ao deitar, em que todos adormeciam. E passei a encantar-me pelos livros para crianças, perdia-me nas ilustrações e nos enredos de encantar. "Construí" uma biblioteca em casa e começaram a fazer parte de uma rotina diária de leitura entre eles.

Ler implica disponibilidade. De tempo, físico e mental. E na rotina do dia-a-dia tive de encontrar esse tempo. Fugir dos lugares comuns de ler à hora de deitar - em que sou traída pelo cansaço - e, para mim talvez o que tenha funcionado melhor, optar por histórias mais leves, ir mudando o estilo do que leio, não tanto aqueles livros dos autores "da moda", mas histórias mais reais.

Ter a sorte de ter amigos que gostam de ler fez com que criássemos uma espécie de clube de leitura, em que vamos trocando e recomendando livros entre nós, e acabamos por diversificar o que lemos. Por vezes lemos o mesmo livro e depois combinamos um café para falar sobre a história. É ver a leitura de uma outra forma.

Hoje em dia não passo sem ter um livro em "modo de leitura". Quando estou quase a terminar, começo a pensar no que vou ler a seguir e nas férias passo pela biblioteca local e requisito livros para me fazerem companhia. Porque é isso mesmo que um livro é para mim: uma excelente companhia!

[Neste momento estou a ler um livro de uma das minhas autoras preferidas - "O Outro Amor da Vida Dele", de Dorothy Koomson - que já tive o prazer de conhecer em 2016 na Feira do Livro em Lisboa]

Não sei andar de bicicleta ðŸš²


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão