Livros para chamar o verão ☼


Sempre gostei de ler. Acho que os livros nos fazem viajar no tempo, viver a história de outra pessoa, estar noutro lugar, provocam sensações e que deixam uma marca - muitas vezes imperceptível - em quem os lê.

Escolho um livro porque gosto da capa ou do título, porque alguém me recomendou ou porque toda a gente fala de um livro - e eu não quero ficar de fora. Peço livros emprestados e empresto alguns - que tento manter o rasto ou que do como perdidos. Os desafios de leitura são uma boa forma de descobrir novos autores e, um dia, gostava de participar num Clube de Leitura e apresentar uma dessas histórias que me marcou ou apenas conversar sobre um livro com outras pessoas que também o tenham lido. Entusiasmo-me com as sinopses e vejo as críticas e os comentários. Sigo blogs com sugestões de leitura e com as últimas novidades (e até as promoções!). Adoro passear em livrarias e vou apontando no telemóvel os nomes dos livros para me lembrar mais tarde. Encorajo outros a ler - os meus filhos são os primeiros da lista! -, com sugestões adequadas para esta ou aquela pessoa, e acho que um livro é um dos melhores presentes (para oferecer e receber). E até já tive um projeto com livros para crianças, que espero um dia se concretize.

Gosto de ler romances, históricos (em especial a História recente), policiais e livros de viagens. E livros sobre livrarias e livros (alguns dos últimos que tenho lido têm esta temática, pelo que deve existir esta categoria 😉). Sou flexível e gosto de ir experimentando outros géneros e autores.

No dia a dia lá vou encontrando um tempo para ir lendo. Um demoro mais tempo, outros devoro num fim de semana. As férias de verão são a altura do ano em que me dedico mais e passo sempre pela biblioteca municipal para requisitar alguns livros. Como esses dias de descanso estão quase a chegar, fiz já a minha seleção para o verão 2018:


Pareceu-me uma escolha equilibrada, com um pouco de tudo.
Vou ter muito com que me entreter e como o calor do verão tarda em aparecer, acho que vou começar já hoje a ler um deles para ver se os dias de calor chegam depressa!


Não sei andar de bicicleta 🚲

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão