Uma aventura de comboio em Portugal 🚄


Não me recordo nem como nem quando surgiu esta ideia de fazer um Intrarrail por Portugal. Colocar às costas uma mochila com o necessário para cinco dias, fazer a viagem ao ritmo do comboio e sermos turistas no país que está na moda em todo o mundo (que é o nosso!).

Num imaginário distante, talvez o saudosismo de nunca ter feito um Interrail pela Europa na minha juventude - e saber que essa poderá ser uma realidade bem próxima para os meus filhos. Ou talvez o facto de querer, há muito tempo, conhecer melhor algumas zonas de Portugal e mostrá-las aos miúdos.

O propósito de guardar sempre uns dias de férias, bem juntinhos ao início do ano letivo, é o de acumular energia para o retomar das rotinas. Portanto, descanso para todos é palavra de ordem e, estando a viajar com dois adolescentes, a hipótese de não ter de conduzir, juntamente com a possibilidade de fazer algo completamente diferente e que nenhum dos três já teria feito, fez-me consolidar esta ideia.
Sem esquecer o reduzido orçamento para estes dias, que também foi importante para tomar esta decisão. Comprando os bilhetes com alguma antecedência [cerca de um mês, neste caso], a CP tem preços bastante convidativos - para terem uma ideia, a viagem até Coimbra para os teus custou menos que as portagens!

Traçar a rota da viagem foi o mais fácil. As cidades eleitas foram Coimbra, Porto e Aveiro. A primeira, a cidade onde nasci e a miúda há muito que me pedia para conhecer. A segunda, por ser uma cidade pela qual nos apaixonámos numa visita anterior e onde o miúdo tem alguns amigos. A terceira, a cidade que nenhum dos três conhecia e íamos descobrir em conjunto. A juntar a isto, as três cidades tem com acesso direto de Lisboa por comboio. Perfeito!

Mesmo com amigos e família nos destinos escolhidos, optámos por ficar no centro de cada cidade, perto da estação de comboio, em alojamento local. Casas que acomodam três pessoas e que, com a simpatia dos proprietários, fizeram com que esta aventura fosse ainda melhor aproveitada. A plataforma Booking.com deu uma ajuda e os locais onde ficámos fizeram toda a diferença.

Foi uma experiência incrível! Pela novidade, pelo que nos permitiu conhecer em cada uma destas cidades, ligadas pelas linhas do comboio. Uma viagem que, tal como todas as outras, vivemos três vezes: quando a preparámos, quando a vivemos e quando a recordamos.

Está quase finalizado o roteiro deste intrarrail de cinco dias em Portugal, com dicas práticas para quem viagem com adolescentes. Em breve, por aqui.


Não sei andar de bicicleta ðŸš²

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão