Rotina para prevenir 🎀


Adoro tomar banho.
Sentir a água a cair no corpo. A relaxar os músculos. A acordar os sentidos.
Quente no inverno e fria no verão.
A limpar a alma, a levar o que está a mais, a renovar.

Um duche rápido retempera as forças, dá-me energia.
Um duche de manhã, acabada de sair da cama, acorda-me e faz o reset para mais um dia.
Um duche ao fim de um dia stressante, relaxa e ajuda a desligar.

Acompanho o banho com música. Rádio de manhã, música suave para um banho mais prolongado.
Organizo o meu dia, tenho ideias, faço a lista das compras e tomo decisões.
Cuido do corpo (em especial quando é mais prolongado no tempo). Uma exfoliação no corpo, amaciador no cabelo - cuidados que continuam depois e que prolongam este momento de indulgência.

E é também um momento de rotina. De fazer um auto-exame mamário: a textura da pele, os mamilos, verificar se existem nódulos ou outras alterações. Um dia certo, todos os meses.
Pequenos gestos que podem fazer a diferença. Que devemos partilhar entre amigas, mulheres, filhas, sobrinhas, primas, com a naturalidade que merece.
Um princípio que adotei por respeito a quem, infelizmente, sofreu de cancro de mama. Para prevenção. Por mim, por respeito aos outros.

Hoje, Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, achei que era o motivo para falar disto.


Não sei andar de bicicleta ðŸš²

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão