A magia da gentileza


No filme Wonder [Encantador], baseado no livro com o mesmo nome de R.J. Palacio, uma das imensas lições sobre gentileza que retive resume-se na seguinte frase: "Quando tiver de escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil".


Isto leva-me a pensar 
muitas vezes: o que posso eu fazer para melhorar o dia do outro? o que está ao meu alcance?
Quando falamos em pessoas do outro lado do mundo ou em situações que num curto ou médio prazo dificilmente serão resolvidas, ainda que haja sempre alguma coisa que possamos fazer, qualquer que seja a nossa ação ela representará sempre uma gota no oceano. Não devemos ignorá-las ou deixar de procurar formas para poder minimizar a dor e o sofrimento dessas pessoas, mas o nosso alcance será sempre muito reduzido.
E quem está ao nosso lado, quem se cruza connosco ou simplesmente quem partilha connosco um qualquer momento rotineiro? Há alguma coisa que possamos fazer? Como podemos alegrar o seu dia?

Acredito que sim. Um sorriso, um gesto de simpatia, até uma palavra. Não tem de ser algo que implique desviar-nos da nossa rota, do nosso tempo e despender dinheiro - que podem ser outras formas de ajudar. São coisas mínimas, que estão ao nosso alcance e basta querer fazê-las.

Juntar a um abraço um "Bem-Vindo!".
Agradecer com um "Obrigada".
Disponibilizar-me com um "Posso ajudar?".
Quando me engano peço "Desculpa".
Mostrar a confiança com um "Acredito em ti"
Dizer orgulhosamente "Estou impressionada"
"Vê só o que alcançaste!" a demonstrar todo o meu apoio.

E a magia que expressões como estas podem trazer ao nosso dia-a-dia?
Qual o poder transformador que estas afirmações podem ter nas nossas relações?
Gestos de gentileza incluo no meu dia-a-dia. Não como "a boa ação do dia", mas com a naturalidade de a integrar na minha forma de estar na vida e na relação com os outros. Basta identificar a oportunidade e colocar a ação em prática. Porque mais do que estar certa, eu quero ser gentil ❤.


Não sei andar de bicicleta 🚲
[Foto Robert Baker, Unsplash]

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão