Promete-me, filho


Promete-me que vais tentar, antes de desistir.
Promete-me que te vais respeitar sempre e respeitar os outros também.
Promete-me que todos os dias vais agradecer pelo menos por uma coisa boa que te aconteceu.
Promete-me que todos os dias vais sorrir, mesmo que seja a última coisa que te apeteça.
Promete-me que quando te tentarem convencer a fazer ou experimentar algo que desconheças que vais ter o discernimento de dizer 'não.
Promete-me que se alguém te disser 'não' vais parar e respeitar a sua vontade.
Promete-me que vais desfrutar a serenidade de um pôr-do-sol e saber apreciar a energia renovada de um dia a nascer.
Promete-me que a lua vai ser boa conselheira e acredita que o dia seguinte será sempre melhor.
Promete-me que vais ser autêntico nas tuas amizades, que vais ser verdadeiro nas tuas paixões e fiel aos teus sentimentos.
Promete-me que vais ter tempo para namorar, para fazer coisas que gostas, sozinho ou com companhia.
Promete-me que a violência nunca será a resposta mais fácil, que a arrogância não leva a bom porto e que a educação e o respeito serão sempre a melhor opção.
Promete-me que não vais conduzir depois de beber, nem com sono, e que a tua segurança e a dos outros estará sempre primeiro.
Promete-me que te vais divertir, aproveitar cada dia até ao seu limite.
Promete-me que vais ser feliz, procurar o teu caminho, tomando decisões com base em informação.
Promete-me que vais respeitar as diferenças de raça, de género, de religião e de cultura.
Promete-me que vais continuar a cantar no carro, a dançar na rua, sempre que te apetecer.
Promete-me que vais viajar, conhecer outras culturas, viver novas experiências.
Promete-me que vais sempre comer bem, respeitar o teu corpo, aprender a ouvi-lo e a ter hábitos saudáveis.
Promete-me que a família será sempre o teu porto de abrigo, o lugar para onde podes sempre regressar e encontrar um abraço apertado.
Promete-me que não deixas de sonhar, de querer aprender, de ter sentido crítico, de não ter medo de uma mudança se for necessária.
Promete-me que nunca me vais deixar de falar sobre a música nova daquela banda que tu tanto gostas ou o que se passa no episódio da série de tv que viste todas as temporadas, nem do que está na moda, qual o último gadget tecnológico no mercado e quais são as novas de funções de um smartphone.
Promete-me que vais chorar sempre que te apeteça, que não vais acumular a tristeza e que vais dizer "amo-te" a quem amares.
Promete-me que vais ser exigente, que vais dar sempre o teu melhor, que te vais empenhar e procurar superar-te.
Promete-me que vais fazer um consumo responsável, ecologicamente sustentável, vais contribuir para a economia circular, vais reutilizar e recuperar o que tiveres.
Promete-me que nunca me vou sentir a mais na tua vida, que te vais sempre lembrar de todas as vezes que te disse o quanto te adoro e o orgulho que tenho de ti.
Promete-me que me procuras sempre que precisares, que eu vou estar sempre aqui para ti.


Não sei andar de bicicleta 🚲

Comentários

  1. Está é a carta que todo filho(a) gostaria de ler e que os pais têm medo de escrever! Exelente artigo
    www.nominal-nomad.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Foi escrita com o coração ❤ para os meus filhos. um beijinho

      Eliminar
  2. Que texto mais lindo, gostei imenso!! :) Tudo que sai do coração é dito de uma forma tão verdadeira. Continuação de um excelente trabalho.
    Um beijinho
    Miss alebana

    ResponderEliminar
  3. Artigo escrito com alma e por isso muito interessante!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão