12 verbos para 2019 (e para a vida)


Há quem peça desejos e quem faça listas de resoluções para o novo ano. Há quem coma doze passas à meia noite, quem suba para uma cadeira com o pé direito e faça barulho com as tampas das panelas. Há quem apenas deseje que o novo ano lhe traga coisas boas e seja inesquecível!
Para entrar no novo ano, escolhi 12 verbos que quero conjugar em 2019. Sem qualquer ordem de preferência ou importância [e acrescentei +1 porque achei que fazia sentido].

Aceitar O melhor e o menos bom. O que a vida me dá. Acolher o que o destino traçou: sorrisos e lágrimas, vitórias e derrotas, sol e chuva. Retirar o melhor do pior. Ver o lado positivo. Aceitar-me. Perceber que depois de um tempestade vem a bonança. Esperar, contemplar, saborear.

❢ Acreditar Em mim. Nas minhas qualidades, nas minhas capacidades, nas minhas virtudes. Sem modéstia, com ambição. Nos outros, que os outros também acreditem que conseguem, que é possível. Ter fé na fé, que me motiva e me sustenta, que dá firmeza aos meus passos, mesmo aqueles que são difíceis ou que acho que são inalcançáveis.

❢ Agradecer O que sou, os que tenho ao meu lado e os que partiram. Os bons momentos e os menos bons, que me motivam para me superar. O que conquistei, o caminho que percorri e tudo o que ainda me espera. Os sorrisos abertos, os abraços apertados, os beijos demorados, as palavras doces, os gestos sentidos, os olhos brilhantes e as lágrimas de alegria. 

❢ Amar Incondicionalmente, sem limites, a toda a hora. Amar como prioridade. Colocar amor em tudo o que faço, com paixão, energia, dedicação e entusiasmo. Gostar de mim, como sou e como gostaria de ser. Receber amor. Estar disponível para amar. Amor verdadeiro, forte, puro, simples, honesto. Para a vida toda.

❢ Caminhar Passos pequenos. Passos grandes e velozes. Gerir a velocidade a cada percurso. Andar em frente. Parar quando é preciso. Retomar. Com outros a meu lado e sozinha quando tiver de ser. Sem medo, sem receio. Passos firmes. Com coragem, onde quer que ela esteja. Decidir se vou para a direita ou para a esquerda. Descobrir novos caminhos, abrir portas que não sabia que existiam. Saborear o caminho antes de chegar ao destino. Partilhar o caminho, porque assim sabe melhor.

❢ Dar Sem nada pedir em troca. Pensar no outro. Dar um sorriso, dizer um 'bom dia', segurar uma porta ou dar primazia na passagem, ouvir com atenção uma conversa banal. Pequenos gestos podem fazer a diferença e estão ao alcance de qualquer um. Estar atenta às oportunidades para dar. Dar-me. Dar o exemplo. Inspirar-me com o exemplo que os outros dão.

❢ Estar Presente. Fazer por estar. Estar comigo. Estar com os outros. Não apenas de passagem. Estar com tempo, dedicada, com atenção. De bem com a vida. Positiva, a ver o copo a transbordar, com alegria. Viva. A aproveitar todas as oportunidades para viver intensamente. Em paz. Tranquila, calma, serena.

❢ Lembrar As memórias que vou construindo. As que já passaram e que fazem de mim aquilo que sou hoje. Das que quero fazer (e que sejam sempre boas).  Dos momentos que vou eternizando no que escrevo e fotografo, como pausas que vou fazendo nos dias que passam a correr. Lembrar que mereço ser feliz, tenho valor e que quero ter comigo quem me quer bem.

 Olhar Como olho para o que me rodeia. Qual o ângulo que escolho. Como quero ver. Lá bem fundo ou à superfície. O que dizem os meus olhos. Alegria, tristeza, cansaço, esperança. Mostram o que sinto. Choram. Brilham. Olhar para a frente, o meu foco é o meu caminho, o meu sonho, a minha felicidade. Olhar nos olhos, sempre.

❢ Querer Mais. Com determinação. Sem desculpas. Não desistir ao primeiro desaire. Aprender com as quedas e continuar a querer. Saber o que quero: ter os meus comigo, viver com intensidade, dar mais tempo ao silêncio. Querer aprender a dar valor ao que tenho. Tentar. Persistir. Ser resiliente. Arriscar. Esperar.

 Sorrir Para os outros. Para mim. Para o dia. Para as adversidades. Para a vida. Usar esta fórmula mágica que transforma os maldispostos e o mau humor. Sorrir por dentro. Com confiança, com facilidade. Sorrir e rir. Dar gargalhadas. Uma canção, um livro ou uma frase que me fazem sorrir. Escrever e transformar palavras em sorrisos.

 Sonhar Todos os dias. Imaginar, criar, fantasiar, divagar. O sonho comanda a vida. Dá-me energia, alegria e motivos para viver. Dar espaço para sonhar e sonhar acordada. Sonhar com viagens que quero fazer, lugares que quero conhecer, experiências que quero realizar. Concretizar sonhos. Meus e dos outros. Surpreender.

+1
Recomeçar Sempre que necessário. Fazer reset, voltar ao zero. Deixar para trás. Nascer de novo com a bagagem certa. Fazer a minha própria revolução. Abrir um novo ciclo, transformador. Substituir o "era uma vez" por "é desta vez". Saber que o que vem a seguir é melhor. E que o dia seguinte é o mais importante.

E que venha o Novo Ano. Feliz 2019!


Não sei andar de bicicleta 🚲
[foto Nicole Honeywill, Unsplash]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão