Gostos musicais de mãe e filho


Adoro conversar com o meu filho sobre música. O que ele gosta, o que eu gosto, as bandas que ambos gostamos.
Acabo sempre por descobrir novas sonoridades, géneros musicais que nem sabia que existiam e toda a história por trás de uma canção ou de um vídeo.
Ele arranja sempre uma classificação em inglês para cada tipo de artista, álbum e canção. Para mim são só canções.
Eu falo-lhe dos artistas que ouvia na idade dele, dos que ainda existem nos dias de hoje e das bandas que entretanto se esfumaram - e que deixaram canções que ainda hoje passam na rádio.
Ele ouve os álbuns inteiros de músicas dos anos 80 e 90 e diz que "são brutais", conhece-os de trás para a frente, escuta as melodias e descodifica as letras como o maior cuidado e sentido crítico.
Vamos a concertos juntos, mas para ele ouvir o que eu gosto, mas também para eu ouvir as bandas que ele mais admira. Cantamos juntos no carro canções que sabemos a letra de cor e que nos trazem boas memórias.
Comparamos artistas de hoje com artistas de há anos, que ainda hoje ele tem oportunidade de conhecer. À escala mundial e portugueses. Concordamos e discordamos. Apresentamos os nossos pontos de vista.
Ele diz-me que eu não lhe dei cultura musical e eu fico triste por não ter dado.
Mas hoje dei-lhe a conhecer mais um cantor que ouvia na idade dele. Sei que daqui a uma ou duas semanas me vai dizer o que já ouviu e se gostou, com argumentos que eu nem imagino. E eu fico novamente feliz. ❤


Não sei andar de bicicleta 🚲
[Foto freestocks.org, Pexels]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão