Até onde pode ir o amor pelos filhos?


Vi recentemente dois filmes cujo argumento é muito idêntico: a relação de uma mãe e um pai com o seu filho dependente de drogas em recuperação. Tendo muitos pontos em comum, são histórias muitos diferentes. Quer em Ben is Back [O Ben Está de Volta] quer em Beautiful Boy não há músicas bonitas nem paisagens de cortar a respiração, mas são histórias de amor - daquelas que fazem com que o coração fique apertadinho.

Como pontos em comum temos o amor incondicional dos progenitores pelo filho, presentes no seu crescimento, e as memórias de um infância cheia de momentos felizes. Temos famílias que se preocupam com a felicidade de todos, que colocam o cuidar dos outros como a sua primeira prioridade, pais que procuram conhecer profundamente o seu filho e que não percebem as razões que o tenham levado para caminhos de dependência [cuja realidade eles próprios desconhecem]. E ainda o universo da dependência de drogas: numa realidade assustadoramente banal.

Sem entrar em detalhes sobre o caminho destes dois jovens [porque quero mesmo que vejam os filmes!], as duas histórias fazem pensar que acima de tudo o que os pais querem é que os seus filhos sejam felizes e saudáveis, que sigam a expectativa que criámos para a sua vida.
Mas e se eles não seguem o padrão? Se há um desvio? Onde é que nós como pais falhámos, onde é que errámos? Quais o limites do amor de uma mãe e um pai perante uma situação que põe em risco a vida do seu filho? E o resto da família, ficam em segundo plano? Qual o papel do companheiro e dos irmãos? O que eu faria numa situação como esta?
Perguntas que desejamos nunca ter de colocar, mas que o cinema - a par da leitura - nos faz equacionar cenários, coloca-nos naquela personagem do écran e cria uma nova camada no que sentimos e no que pensamos, para que a gaveta das memórias guarde algumas destas respostas.

Por muitas voltas que a vida dê, a resposta que guardo é que o amor incondicional pelos filhos é inabalável e ilimitado. Nos bons e maus momentos.


Não sei andar de bicicleta 🚲

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão