Manifesto familiar: dizer não ao plástico


Mudar de hábitos não é fácil. É mais simples manter tudo como está, seguir a vida sem pensar muito se estamos ou não a fazer o melhor para os outros e para o ambiente. A conveniência passou a imperar no consumo, multiplicando a quantidade de soluções para que o dia a dia seja facilitado. No entanto, é impossível ficar indiferente às imagens sobre o lixo nos oceanos e nas praias e sentimos na pele os efeitos das alterações climáticas.

"O que podemos alterar nas rotinas familiares para alterar este comportamento?" é a questão que temos vindo a colocar e a procurar respostas. Imposto por novas regras - e por vontade própria - começámos timidamente a incluir algumas práticas para ter um comportamento mais consciente sobre o plástico que consumimos. O saco reutilizável para as compras - optando pela fruta e vegetais avulso (sem utilização de sacos e embalagens plásticas) -, a garrafa de água reutilizável para andar connosco todo o dia, recusar o uso de descartáveis - como copos para café e palhinhas -, e optar por escovas de dentes ecológicas [encontrei estas da The Bam&Boo, uma marca portuguesa que para além de comercializar as escovas de dentes biogradáveis tem um serviço de substituição das mesmas quando chega ao fim a sua vida útil].

É urgente agir. Identificar o que cada um pode fazer para mudar hábitos e fazê-lo. Podem ser pequenos gestos, tudo conta. Passo a passo vamos alterando e fazendo com que este movimento de dizer não ao plástico se torne uma realidade. Cá por casa queremos fazer deste um manifesto para 2019 e para o futuro. De todos.


Não sei andar de bicicleta 🚲

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão