Método para inspirar o ano novo


Uma das decisões que tomei para 2019 foi tentar ser mais organizada. Não que não tenha a habilidade de conjugar os afazeres familiares, profissionais e pessoais, mas falta-me método e disciplina. O lado direito do meu cérebro tem soberania neste campo... Defino tarefas e objetivos, mas os caminhos para os realizar são sempre (demasiado) flexíveis e com (muito) espaço para a intuição e criatividade. Não há nada de errado nisto, mas tenho a expectativa que a integração de uma rotina vai facilitar a organização do meu dia-a-dia.
Para além disso, gosto de ter um local onde registo os meus planos do ano a diferentes níveis, onde faço o meu banco de ideias sobre o que quero escrever, onde planeio a próxima viagem e onde vou anotando os livros que leio e os filmes que vejo ao longo do ano, como se de um diário se tratasse.
Equilibrar o recurso ao digital e ao analógico - muitas vezes com duplicação de informação - e insistir na escrita manual - que atualmente é quase inexistente e que tem tido resultados negativos na minha caligrafia - são outros dois pontos que me levaram a equacionar esta medida.

Mergulhei então no método do Bullet Journal (ou BuJo) - um sistema de organização extremamente flexível, sendo uma mistura de uma agenda (porque é possível registar as tarefas diárias, os planos mensais, etc.) com caderno, onde podemos escrever sobre tudo. E quanto mais profundo é o meu conhecimento sobre este método, vou descobrindo que é muito mais do que isso: é uma mudança de mindset que permite organizar e projetar o ano por pontos (bullets), com base em regras simples e esquemas gráficos de acompanhamento. Para além disso, há espaço para dar asas à imaginação e à inspiração, funcionando como um momento de relax. Acho que é perfeito para mim!

Para me iniciar optei pel' A Minha Agenda Bullet, da Editorial Planeta, que para além de integrar as regras deste sistema tem stickers réguas para dar asas à imaginação. O designer que inventou esta forma de organização, Ryder Carroll,  chama-lhe "viver com intenção: ou seja, livrarmo-nos das distrações e concentrar o nosso tempo e energia naquilo que realmente é importante para nós, quer a nível profissional quer a nível pessoal." E não é isto mesmo que quero para mim?!?

[Mais sobre O Método Bullet Journal, de Ryder Carrol]


Não sei andar de bicicleta 🚲

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão