Uma carta para mim (há 10 anos atrás)


O que gostava de dizer a mim mesma há 10 anos atrás? Este foi o meu ponto de partida para uma carta que decidi escrever a mim mesma. Uma viagem às minhas memórias recentes e que fazem de mim o que sou hoje e que serão sempre importantes para o que serei no futuro.

Olá! 
Marca o dia de hoje no calendário. Daqui 10 (ou 20) anos lembra-te deste dia. O dia em que escolhi para te escrever sobre a tua caminhada nos últimos 10 anos.

Foram 10 anos fantásticos! Em que viveste tanto. Em que conquistaste tanto. Em que conheceste pessoas maravilhosas e descobriste novos locais e culturas. Em que encontraste sempre forma de aprender mais - curiosa como és. Em que te descobriste a ti e te conseguiste renovar.

Olha para os teus filhos e vê como estão crescidos. 
Não só em tamanho, mas no que se tornaram. Miúdos giros, com uma personalidade forte, decididos e com vontade própria. Saudáveis e com gosto por aprender. Nem sempre te ouvem, mas sabes... tudo o que tens vivido com eles e o que lhes tens mostrado vai sendo guardado num lugar muito especial... Tens tanto orgulho neles - com razões para isso! - por isso nunca deixes de lhes dizer isso mesmo.
Eles vão ser a tua maior força nestes 10 anos. Nos bons e maus momentos. Vão revelar-se os teus melhores amigos e, por vezes, até vão trocar de papéis - que bons conselhos te vão dar... vais ficar espantada com a sua maturidade. Continua a mostrar-lhes o Mundo, a dar-lhes asa. E deixa de ser tão "mãe-galinha"... dá-lhes autonomia para serem eles próprios (mesmo que haja coisas que não percebes ou não concordas, dá o benefício da dúvida , e confia). Vais ver a força que têm para seguirem com os seus sonhos...
Continua a desejar-lhes 'sonhos de todas as cores' e a exigir um beijinho de boa-noite. E não te esqueças de lhes dizer que os adoras.

A tua família cresceu e é o teu maior bem.
Em 10 anos a tua família continua a ser um alicerce muito importante. Houve casamentos, divórcios e nascimentos - mais dois sobrinhos e muitos outros bebés de primos e amigos. A saúde pregou-vos algumas rasteiras, que todos tentámos debelar. Os teus pais são os mais corajosos de todos e não se deixam ir abaixo. Continua a estar próximo deles, pois nestes 10 anos uma das coisas que aprendeste é que nada na vida pode ser dado como adquirido. Aprecia a sua companhia. Eles vão estar lá sempre para ti - assim como os teus irmãos e cunhados.

Os teus amigos são os melhores.
10 anos com amigos. Os que vieram e os que, por algum motivo, não quiseram ficar. Alguns permaneceram. Os que são importantes. Os que são verdadeiros. Foram anos de reencontros felizes - benditas redes sociais! Foram anos de bons momentos, de querer estar junto, de diversão, de cumplicidade, de suporte. Podia ter sido melhor se não tivesses tão fechada na tua "concha", se tivesses dito mais vezes "sim" aos convites, se tivesses colocado a amizade como prioridade para a tua felicidade. Também foste uma boa amiga, disso tenho a certeza...

A vida para além da família
Há 10 anos começavas um novo desafio profissional. E que aventura! Estiveste sempre como "peixe na água", com 1001 ideias, com energia, dedicação (até às vezes em demasia), focada nos resultados. Puseste muito de ti no teu trabalho, como aprendeste a fazer. Por vezes foste apoiada e outras vezes incompreendida. Fizeste equipa com os melhores e foste "traída" pelos inseguros. Inventaste e reinventaste a forma como as crianças brincam, como se divertem. Realizaste sonhos de muitas crianças - brutal! - e fizeste muitas outras sonhar. Mostraste às marcas como se fala com o público infantil de forma responsável e como qualquer profissão pode ser interessante para os mais novos. Também realizaste alguns dos teus sonhos.

Estes 10 anos ensinaram-te muito, apesar de só agora teres percebido que assim foi... Vais perceber que num ou noutro momento deverias ter seguido o caminho mais complicado, porque tudo se ia resolver. Vais perceber que a tua dignidade era mais importante do que querer ter razão. Vais perceber que não devias ter camuflado os sinais que a vida te foi dando com desculpas que nem tu própria acreditavas. Vais perceber que dentro de ti havia uma mulher corajosa, decidida, empreendedora, que vai ter de trilhar o seu caminho, mesmo que seja devagar. Vais perceber que devias ter dedicado mais do teu tempo a ti mesma, a cuidar mais de ti, a gostar mais da tua companhia, a fazer o que te fazia feliz, mesmo que implicasse que o tivesses de fazer sozinha. Vais perceber que errar e falhar faziam parte do caminho, mas que tu ias superar e seguir em frente. Vais perceber que quando se está triste, zangada e desiludida não é o momento de tomar decisões. Vais perceber que é melhor ser do que ter. 

10 anos que passaram a correr. Depressa demais.10 anos que não voltam, mas onde não deves ficar. Pensa nos próximos 10 e onde queres estar, quem queres ter ao teu lado, o que vais fazer para que sejam 10 anos muito felizes.
E obrigada por estes 10 anos. Por tudo o que te deram.
Adoro-te,
Eu


Não sei andar de bicicleta 🚲
[foto Pexels]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão