O que o meu pai me ensina


O meu pai ensina-me a pôr a família em primeiro lugar. Sempre.
Saber que os nossos são os mais importantes, que estarão lá sempre para nós - mesmo que não compreendam as razões - e que serão sempre o nosso porto de abrigo. E o quanto é importante (e bom) estarmos juntos.
Mostra-me que é importante criar raízes, regá-las e cuidar delas; mas também que é preciso saber libertar as amarras, deixar voar (e às vezes cair - e estar lá para amparar a queda e ajudar a levantar).

No seu coração de pai (e avô) cabe sempre mais um, para quem abre o seu abraço e convida a ficar. Ensina-me que a infância deixa memórias felizes para sempre e que as ausências devem ser compensadas com dias cheios de amor, atenção e dedicação.
Ensina-me a respeitar os mais velhos, a atender à sua sabedoria de anos de vida, a ouvir os seus conselhos. Mostra-me que ponderar e esperar podem ser virtudes excepcionais.

Ensina-me a ser comprometida com a minha profissão, com dedicação e empenho para atingir os meus propósitos. A ter as mesma oportunidades que os homens, sem medo. Mostra-me que a ética e a justiça têm de andar lado a lado e que existem sempre caminhos que se pautam por estes valores.

Ensina-me a ter Fé, a temer a Deus e Nele encontrar a paz e a clarividência para os meus dias. A perceber que perdoar é um passo importante para continuar, sem mágoas no coração. A ser gentil, colaborante e ajudar o outro a ter uma vida mais digna.

Ensina-me a ser perseverante e resiliente. A acreditar em mim e a encontrar forma de me erguer. A ser combativa, a gerir o meu feitio (tão parecido com o dele) e a ter garra. A pensar pela minha cabeça e não fazer só porque me dizem.
Mostra-me que existe um mundo enorme, que vai para além do que os meus olhos vêem. Que ele conheceu e que influenciou a sua forma de ser.

Ensina-me que é preciso agarrar a vida, mesmo que a saúde nos troque as voltas. Que o caminho de recuperação é feito passo a passo. Que um sorriso, uma palavra de afeto e um gesto de carinho terão sempre um efeito terapêutico e nos ajudam a seguir.

Ensina-me que a vida não é uma competição, que é mais importante ser que ter.
Ensina-me a escutar. Ensina-me a sentir. Ensina-me a amar.

E ter o privilégio de o ter comigo para me ensinar tudo, isto é a melhor lição de todas. Feliz Dia do Pai.


Não sei andar de bicicleta 🚲
[foto Steve Shreve, Unsplash]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão