Viajar com adolescentes ✈ Destino Londres


Londres foi o nosso primeiro destino de viagem a três - mãe e dois filhos adolescentes (na altura com 14 e 11 anos).
Faz por estes dias quatro anos e foi, sem dúvida, uma viagem muito especial. Para os miúdos tudo era novidade e, para mim, um regresso a uma cidade que já tinha visitado há algum tempo [a primeira vez com nove anos e onde regressei várias vezes, em trabalho] e que adoro.
Num altura em que estou a preparar uma nova visita a Londres - uma girls trip para ir ver um musical a pedido da miúda - é altura de recordar estes quase quatro dias intensos na capital da Inglaterra.
Em seguida fica o roteiro desta viagem e algumas dicas (sempre úteis) para melhor preparar e usufruir deste destino.

Dia 1
Este dia foi essencialmente dedicado à viagem: avião, comboio e metro até chegar ao hotel.
O avião da TAP saiu de Lisboa ao final da manhã e, assim que aterrou no Aeroporto de Gatwick, apanhamos o comboio que nos levaria a Londres. Comprei os bilhetes de comboio antecipadamente (um mês antes, mas levam até sete dias úteis a chegar pelo correio) no site da Trainline. Ficou cada bilhete de adulto a 9,40£ e os de criança a 4,70£, (+ 2,43£ de taxas) e comprei logo para ida e volta [apesar de ter de se comprar o bilhete indicando um determinado horário do comboio, há sempre alternativas, pois o nosso voo atrasou-se cerca de uma hora e apenas tive de me dirigir às informações e deram-me logo várias alternativas. Um serviço cinco estrelas, prestado por antigos funcionários dos caminhos de ferro, muito solícitos e simpáticos.]
O percurso demorou cerca de uma hora e permitiu-nos ir entrando um pouco mais no modo de vida dos londrinos - que vivem fora do centro da cidade - como as casas familiares junto à linha do comboio com pequenos espaços ajardinados com camas elásticas e espaços de lazer para as crianças.

O nosso destino era a estação de comboio de London Bridge, onde teríamos de seguir de metro para o hotel, através da linha Jubilee até Southwark, na zona sul de Londres.
Optei por comprar os bilhetes de metro na estação de London Bridge, onde há duas opções: máquinas automáticas ou balcão de informações. O funcionário do London Underground (novamente, impecável) recomendou-me comprar para este primeiro dia bilhetes para uma viagem entre duas estações - era o que precisávamos - e para os dois dias seguintes bilhetes de um dia. É possível pagar com cartão de crédito e, para adultos e crianças, paguei um total de 57,60£. [bilhetes de um dia, zonas 1-6, off peak (depois das 9h30m): adulto 12£ - crianças 6£] [bilhetes de 1 viagem entre duas estações: adulto 4,80£ - crianças 2,40£]. O valor dos bilhetes de metro (e transporte, em geral) são caros, mas dado que a rede de transportes é excelente, vale bem a pena quando se quer retirar o máximo da estadia na cidade.

Para alojamento desta viagem escolhemos o Hotel Ibis Londres Blackfriars, situado a sul do rio Tamisa, e que correspondia aos nossos três requisitos: ter quartos triplos, excelente localização e ser económico. Reservei diretamente no site do Ibis e optamos por não ter pequeno almoço no hotel. Não conhecia esta zona de Londres, mas o facto de ficar a um minuto a pé da estação de metro Southwark, conquistou-me [o bairro onde está situado tem uma escola, algum comércio e empresas].
O melhor de tudo foi que o nosso quarto tinha uma vista magnífica para o London Eye, pois era num dos últimos pisos do hotel. Brutal!

Para primeiro dia, optamos apenas por fazer um reconhecimento a pé próximo do hotel, jantar e deitar cedo, pois o dia seguinte prometia!



Dia 2
O dia prometia e o programa era ambicioso! A 1ª paragem do dia: London Eye. Depois de uma curta viagem de metro Southwark - Waterloo (Jubilee), ei-nos perante a enorme roda, com uma das perspectivas mais magníficas e deslumbrantes sobre Londres! Apesar do medo das alturas da miúda, recomendamos esta experiência. Os bilhetes foram comprados antecipadamente no site do London Eye [em conjunto com o Museu Madame Tussauds, que visitamos no terceiro dia]. O custo total foram 95£ (adulto 39£ - crianças 28£).

Em seguida demos um pequeno passeio a pé: atravessámos a Ponte de Westminster e fomos explorar esta zona norte do rio Tamisa, onde ficam alguns dos monumentos obrigatórios de Londres: o Big Ben, a Abadia de Westminster e o Palácio de Westminster.. É impossível não nos lembrarmos de todas as vezes que vimos estes edifícios na televisão e no cinema - e agora estamos a vê-los ao vivo!

Novamente de metro, seguimos para South Kensington (Circle ou District) para visitar o Museu de História Natural e o Museu da Ciência. Os dois museus são gratuitos e imperdíveis! Tivemos pena de não ter mais tempo, pois queríamos explorar todas as salas de exposição de todos os pisos, deter-nos a apreciar cada detalhe e a grandeza do conteúdo de cada museu. Estas duas visitas ocuparam o final da manhã e toda a tarde, sendo que estivemos no Museu da Ciência até ao seu encerramento (e muito ficou por ver...). 

Uma nova viagem de metro para a estação de Picadilly Circus (Picadilly) levou-nos à agitação da mais conhecida praça de Londres, com os seus grandes écrans luminosos, cheia de gente, restaurantes e lojas movimentadas. E tivemos a sorte de estarem a cair um flocos de neve! Sem dúvida inesquecível!

Como últimas paragens do dia - já cansados - ainda tivemos tempo de visitar a famosa loja de brinquedos Hamley's, mesmo ali ao lado na Regents Street, e a loja de doces M&M's World, próximo da Leicester Square. Foi terminar o dia em beleza!


Dia 3
Começámos do dia rumo ao Palácio de Buckingam, com uma visita de passagem ao Hyde Park [metro South Kesington - Green Park (Jubilee)].
O objetivo - cumprido! - era assistir ao render da guarda da Rainha, que acontece todos os dias às 11h00 e dura 45 minutos. É outro must-do em Londres e, mais uma vez, é assistir à tradição viva dos ingleses.

Daqui rumámos ao museu da Madame Tussauds London, o museu de cera mais conhecido em todo o mundo [a estação de metro mais próxima do museu é Baker Street, pelo que há ligação direta de Green Park (Jubilee)]. 
Da família real inglesa, aos líderes mundiais, artistas e atletas, figuras do cinema de animação, estão lá todos! Interessante, divertido, surpreendente e bem executado são os meus comentários para esta exposição. Vale muito a pena e os miúdos adoraram! [para esta visita utilizámos o bilhete que tínhamos comprado em conjunto com as entradas para o London Eye]. 

A paragem seguinte foi o British Museum. Esta foi uma escolha minha, baseada no interesse da exposição e pelo fantástico edifício - que merece por si só a visita. Com quase 8 milhões de peças ao longo de três pisos, a exposição é muito exaustiva - talvez um pouco demais para a idade dos miúdos -, pelo que nos concentrámos apenas nos elementos principais, como a Magna Carta e o Moai da Ilha da Páscoa. É um museu gratuito, mas para algumas exposições temporárias é necessário adquirir bilhete.

Como tínhamos vindo da estação de metro de Holborn (Central), acabamos por regressar e seguir para Convent Garden. Passeamos pelas ruas e lojas desta lindíssima zona da cidade, que mistura o antigo e o tradicional com um ambiente moderno e atual. Adorámos particularmente uma loja de brinquedos antigos - a Benjamin Pollock's Toyshop - e a animação de rua, com performances musicais de todo o género. Sem dúvida um sítio para regressar noutra viagem a Londres!

Para terminar este dia - e terminar a nossa curta viagem a Londres - visitámos a London Bridge. Historicamente foi a primeira das pontes que ligou as duas margens do rio e é possível visitar o seu interior e conhecer o seu processo de construção e funcionamento - como o mecanismo da plataforma elevatória, que abre para os barcos passarem. Não tivemos oportunidade de o fazer pois encontrava-se encerrada, mas aproveitamos para explorar o que está à vista de todos e, ao entardecer, comemos os tradicionais fish&chips, tendo as suas luzes e as da cidade de Londres como companhia.

Dia 4
Este dia foi apenas dedicado ao regresso a Lisboa, com uma viagem no sentido contrário da ida: metro, comboio e avião. E logo ficamos com saudades de Londres...

Foram dias intensos e muito preenchidos - ainda hoje os recordamos assim -, que nos deixaram vontade para voltar e a revisitar - com mais tempo - alguns destes locais e descobrir muitos outros que ficaram por conhecer.
Porque Londres continua a chamar-nos e deixou-nos o bichinho de "viajar e criar memórias felizes" ❤

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão