África minha 🐘


O título engana, pois não vou falar sobre o filme com aquele título - apesar de muitas vezes me terem vindo à memória as belíssimas paisagens onde foi filmado. Hoje escrevo sobre três livros que me acompanharam durante o mês de março e que despertaram de novo em mim a veia de leitora compulsiva - viciada neste enredo maravilhoso.

Uma das razões porque gosto de me juntar a clubes de leitura, ou classificar as minhas escolhas literárias por desafios coletivos que vou encontrando nas redes sociais, é que me permitem descobrir verdadeiras jóias - raras e preciosas. Este foi mais um caso.
"Trilogias" foi o tema proposto para o mês de março no Clube de Leitura by Cláudia e, depois de balançar entre se iria conseguir ou não ler três livros sobre uma mesma história num mês [esse sim, um verdadeiro desafio!], fui ver se na biblioteca estaria disponível alguma das várias sugestões [para não correr o risco de perder o interesse a meio e estar a gastar dinheiro desnecessariamente].
Tudo parecia alinhar-se de forma positiva e rapidamente passei de um 'blind date' literário [onde apenas tinha umas linhas da sinopse de cada livro] para um estado de paixão avassaladora.

A minha escolha recaiu sobre a Trilogia de Langani - Irmãs de Sangue, Um Fogo Eterno e Luz Efémera, escritos por Barbara e Stephanie Keating.
Tendo como pronto fulcral a amizade de Sarah, Hannah e Camila, sente-se o pulsar de África e das suas gentes. É uma bela história, com amizade, romance, coragem, traições, bondade, sacrifício e redenção. O que mais me prendeu foi a riqueza das personagens - de personalidade e convições fortes -, a descrição dos locais, o enredo e a ligação entre os diferentes elementos da história - culturais e sentimentais -, o respeito pela vida selvagem e o inusitado do rumo dos acontecimentos. Vidas vividas e descritas de forma sublime, que me deram sorrisos, lágrimas [muitas], surpresa e ternura.

Uma vez mais os livros tiveram a capacidade de me fazer viajar até outro continente. E, desta vez, fizeram de África minha.


Não sei andar de bicicleta 🚲

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão