Mãe modelo ou modelo de Mãe?


Esta é uma das questões que me fui colocando ao longo dos anos: que tipo de Mãe sou eu? Amorosa? Rigorosa? Descontraída? Exigente? Presente? Protetora? Insegura? E poderia continuar...

Tenho claramente um modelo de Mãe. A minha. Sempre por perto, com a palavra certa, compreensiva, amorosa e carinhosa, que me deu liberdade para tomar as minhas decisões, que me viu "cair" e me soube apoiar sempre que foi preciso. Uma Mãe que prescindiu da sua vida profissional para acompanhar os filhos, passou-lhes valores e princípios fundamentais e soube dar-lhes asas para voarem.
Quando somos mães tendemos a ser uma cópia do modelo que conhecemos.

Ma nos dias de hoje somos "bombardeados" com mensagens sobre Mães modelo. Com teorias revolucionárias sobre a maternidade, sobre como os filhos devem ser educados, que colocam em causa paradigmas há muito definidos sobre questões de saúde e alimentação, que estratégias devem ser seguidas para ser "melhor Mãe"...
Quando somos mães procuramos seguir o modelo que nos faz ser melhor.

Mas o que é isto de ser melhor? É mesmo preciso ser melhor? Melhor do que o quê ou de quem?
Tenho para mim - e procuro há algum tempo perseguir com esta máxima - de que as Mães não têm de ser as melhores: têm de ser Mães dos seus filhos.
Não se trata de uma competição. De uma corrida com muitos obstáculos em que temos de fazer o melhor tempo e subir ao pódio para receber a medalha de 1º lugar.
Não se trata de um processo fechado, com etapas consecutivas e perfeitamente definidas. Uma lista em que a Mãe vai marcando o que já foi alcançado.
Não se trata de repetir tudo by the book como aconteceu na altura em que as Mães eram filhas, como se de uma segunda versão de si mesma se tratasse.

Cada filho é único. Cada Mãe é única. Para cada criança a sua Mãe é a Melhor. Não reconhece a perfeição ou a imperfeição. Sente e vive o amor incondicional que os une. E que fará sempre com que essa Mãe seja o modelo de mulher que o filho ou filha deverá ter na sua vida.


Não sei andar de bicicleta 🚲
[Foto Bruno Nascimento, Unsplash]

Comentários

  1. Tenho continuado a seguir as tuas publicações e mais uma vez te dou os parabéns!
    És, tenho a certeza, uma ótima MÃE.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão