Mudar hábitos e comportamentos pelo planeta 🌏


Muito já se ouviu sobre o que podemos fazer para minimizar o impacto negativo que causamos ao planeta. Há quem tape os ouvidos e continue a achar que as suas ações terão muito pouco peso num mal universal que já não tem retorno. E há quem, como eu, que ache que vale a pena mudar hábitos e comportamentos, assumindo um papel na redução da pegada ambiental.

Volto a este assunto quando, naquele que já é um hábito diário, preparo as minhas refeições para levar para o trabalho. Tudo é colocado em recipientes de vidro - alguns de reutilização, como os frascos de vidro -, levo água numa garrafa reutilizável, a bolsa de transporte e o guardanapo são de pano, os talheres são os que uso em casa e faço sempre um esforço para que os alimentos sejam confeccionados por mim, com ingredientes de origem biológica. Até o café que tomo no escritório é numa chávena de vidro e as cápsulas são todas separadas e entregues para reciclagem.

Penso também no privilégio que tenho de poder vir a pé para o escritório - deixando o carro em casa -, o que me dá a "boa obrigação" de ter de tratar de tudo pelo bairro. Claro que ando sempre com 1001 sacos de pano para todos estes afazeres, mas acho que vale a pena!

Em casa também mudei alguns hábitos: reduzi o consumo de carne na alimentação, opto por produtos bio e produzidos localmente, deixei de usar sacos de plástico para comprar fruta e legumes, mudei para lâmpadas LED, recuso plásticos de utilização única (como palhinhas e copos), a escovas de dentes são de bambu, doei roupa e objetos que já não preciso (e não comprei novos!), leio livros em 2ª mão e sou mais rigorosa na separação para a reciclagem.

É uma atitude de ação e empenho permanente. De repensar a forma como o consumo está estabelecido. Como posso fazer para reduzir o que utilizo (por vezes num tempo tão curto e com um benefício quase inexistente). Qual a reutilização que posso dar a determinado objeto, que deu por terminada a sua função inicial. Quando tenho de recusar utilizar determinado objeto e encontrar uma alternativa mais amiga do ambiente. E qual o meu papel no processo de reciclagem, para que o lixo seja devidamente encaminhado para minimizar o impacto na natureza e, quem sabe, criar novos objetos ou produzir energia de forma sustentável.

Com tudo isto, não quero dizer que esteja tudo feito e perfeito. Sei que há muito por fazer e que ainda há outros hábitos que estão ao meu alcance alterar.
E também sei que, no meu papel de educadora, tenho que dar o exemplo e acolher as sugestões dos mais novos. Ouvir o que têm a dizer sobre tudo isto, qual o seu empenho e atitude perante um problema que lhes foi dado, que é uma realidade tão próxima e tão visível.

Tem de ser trabalho em equipa contínuo. Porque o planeta onde vivemos hoje, será o planeta onde todos iremos viver no futuro.


Não sei andar de bicicleta 🚲
[foto Markus Spiske, Unsplash]

Comentários

  1. Também ando a tentar melhorar todos dias a minha pegada, mas ainda peco muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tentar já é o primeiro passo! O meu lema é tentar melhorar todos os dias.
      Um beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão