Todas as coisas maravilhosas


Roubei o título desde texto ao monólogo que o ator Ivo Canelas apresentou recentemente no Estúdio TimeOut e noutras salas do país. Isto porque casa perfeitamente com um ritual que iniciei no final do ano passado e que hoje me apeteceu partilhar.

Criei uma nota no telemóvel com uma lista do que me faz feliz. Sempre que me lembro de alguma coisa, passo por lá e vou acrescentando. São coisas simples, que despertam os sentidos e carregadas de emoções. São coisas pequenas que passam despercebidas no correr do dia-a-dia, mas que mudam o meu estado de espírito (para melhor) e que fazem sorrir e brilhar o olhar.

Cada um de nós há-de ter as suas coisas maravilhosas - que vos incito a registar - mas a minha pequena lista conta já com algumas que me trazem - de olhos abertos ou fechados - memórias (boas).



Um mergulho no mar
Uma noite estrelada
O calor do sol na pele
O cheiro da terra molhada
Os pés macios dos bebés
Ter tempo para estar
Cantar no duche da manhã
Dançar descalça na relva
Dar a mão ao caminhar
O reflexo da lua cheia no mar
O nascer do dia
Ouvir as ondas do mar
Dar uma boa gargalhada
O cheiro do pão acabado de cozer
Um beijinho na testa
As rugas nas mãos de quem muito viveu
A luz da manhã e os tons dourados do fim do dia
Ler sem horário
O som das ondas do mar
O calor de uma manta
Sorrir sem motivo
O odor de um chá quente
Ter um gesto gentil
Ver um filme lamechas (e chorar)
Inspirar alguém
Tomar uma decisão
Ajudar outra pessoa
Andar de baloiço
Estar presente num momento importante de alguém que gosto
Desfrutar do silêncio
Resolver um problema
Perdoar de coração
Comer chocolate
Ter liberdade para escolher
...

É um ritual que me sabe mesmo bem.
Espero que esta lista de coisas maravilhosas nunca tenha fim.
E que eu sempre volte a ela: a lista de todas as (minhas) coisas maravilhosas.


Não sei andar de bicicleta 🚲
[foto Andrew Measham, Unslash]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Portas de segurança

Viajar com adolescentes ✈ Destino Barcelona

Viajar com adolescentes ✈ Destino Paris

Do desamor ao amor-próprio

Viajar com adolescentes ✈ Destino Amesterdão